Inicio Motociclos Fitness

Bem-vindo à Motocar - a sua loja on-line!

Antropometria e BTT - Página 1

Antropometria e BTT

 

Texto: Tiago Matias | Fotos: Paulo Nascimento

 

 

A antropometria é a ciência que estuda as medidas do corpo humano, estabelecendo relações biométricas, ou seja da medição de segmentos corporais. O comprimento de membros superiores, inferiores e tronco são provavelmente as medidas mais importantes para o betetista. Assim, se pretenderes fazer um estudo mais científico das tuas medidas corporais, ficam alguns conselhos que te permitem ajustar melhor a bicicleta às tuas características e, por consequência, tirar maior rendimento dela.

 

 

01 :: Altura de entre-pernas

 

 A medida mais importante do betetista é a altura de entre-pernas. Para a determinar, deves estar encostado a uma parede, com calções de lycra e sapatos de BTT, e os pés afastados 15 a 17,5 cm. Encosta um esquadro ou livro às virilhas de forma a que esse objecto fique em contacto com a parede. Sai da posição de medição, sem desencostar o objecto da parede. De seguida mede, na vertical, a distância (em centímetros) entre o topo do objecto e o chão.A medida encontrada deverá ser multiplicada por 0,88 para te dar a distância entre o pedaleiro e o topo do selim (ver ponto 7 mais adiante).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

02 :: Altura Total

 

Deverás também conhecer a tua estatura, para caracterizar a proporcionalidade entre o tronco e os membros inferiores. Para tal, divide a tua altura total pela tua altura de entre-pernas (sempre com sapatos de BTT). Os resultados da fórmula (altura total/altura entre-pernas) dão-te uma ideia do teu tipo de tronco:

Curto   < 2,0 
Proporcional
   2,0 a 2,2
Longo
    > 2,2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

<< Inicio  < Pág. anterior  1  2  3  4  5  6  Pág. seguinte >  Fim >>